Milhares protestam junto ao <i>BCE</i>
Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se no sábado, 19, na cidade alemã de Frankfurt, culminando uma série de protestos convocados pelo movimento anticapitalista «Blockupy», contra a política de austeridade e o poder dos bancos.
As acções iniciaram-se na quarta-feira, 16, dia em que cerca de 200 activistas, que permaneciam acampados há sete meses junto da sede do Banco Central Europeu, foram desalojados pela polícia. À noite, os destacamentos da polícia voltaram a intervir para dispersar meio milhar de manifestantes junto à estação ferroviária central.
As autoridades municipais ainda tentaram sem sucesso proibir as manifestações no centro financeiro da cidade. Por seu lado, vários bancos decidiram encerrar e alguns comerciantes protegeram as montras com taipais.
Na quinta e sexta-feiras, milhares de activistas desafiaram a proibição, manifestando-se em vários pontos do centro financeiro. Mais de 400 pessoas foram então detidas pela polícia.
Pelo contrário, a marcha de sábado decorreu pacificamente, apesar do ambiente tenso, criado pela presença ostensiva dos destacamentos policiais, que cortaram as principais artérias do centro e colocaram postos de controlo nas vias de cintura da cidade.